Portfólio da disciplina Educação Comunitária e para a Cidadania do módulo II - Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola do curso de especialização "Ética, Valores e Cidadania na Escola" da Universidade de São Paulo.

autor

Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

1- A escola e as relações com a comunidade


"As crianças são naturalmente curiosas. Querem aprender. Então, por que não aprendem? A Maria Alice, psicopedagoga por vocação, me contou algo que uma menininha lhe disse: "O mundo é tão interessante. Há tanta coisa que eu gostaria de aprender. Mas não tenho tempo. Tenho muitas lições de casa para fazer..." O que é que as crianças querem aprender? Ou, mais precisamente, o que é que o corpo deseja aprender? Mas, antes dessa pergunta, vem uma outra: "Por que é que o corpo deseja aprender?" Ele deseja aprender para se virar no mundo. Ele quer conhecer coisas que fazem o seu mundo e afetam a sua vida.(...)
Aí eu me perguntei: "Qual é o primeiro entorno da criança?" Preste atenção nessa palavra "entorno". Ela significa aquilo que está "em torno", o espaço que pode nos dar vida ou matar. O primeiro entorno da criança é a sua casa. Pensei então: "Não seria possível fazer um programa que tomasse a casa como seu objeto? Começar a conhecer o mundo a partir da casa! (...)
Amyr Klink "questionado por um repórter sobre a escola ideal para os seus filhos ele respondeu: "A escola que eu desejaria para os meus filhos é uma escola que há nas Ilhas Faroë, lugar onde viveram os vikings. Lá as crianças aprendem tudo o que devem aprender construindo uma casa..."
(...)
Rubem Alves in Folha de São Paulo, 25 de novembro de 2008.

Partindo da ideia exposta por Rubem Alves poderíamos ampliar dizendo que depois da casa o principal objeto de interesse é a rua, o bairro, a comunidade. Se o primeiro entorno do corpo é a casa, o primeiro entorno da casa é o bairro. É a vida social estabelecida pelo critério de vizinhança. É a vida partilhada com quem tem proximidade da sua própria casa. Daí a importância de considerar o bairro ou a comunidade como espaço de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário