Portfólio da disciplina Educação Comunitária e para a Cidadania do módulo II - Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola do curso de especialização "Ética, Valores e Cidadania na Escola" da Universidade de São Paulo.

autor

Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

10- Democracia e Educação em Direitos Humanos

Dewey (1970), filósofo que desenvolveu uma extensa obra sobre
democracia e educação na primeira metade do século XX, acredita que a escola
pode influenciar o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e por
conseguinte em sua atuação em um contexto sócio-político. Assim, para que a
sociedade democrática possa se manter e para que os indivíduos possam
conviver sob tal ordem, torna-se necessária uma formação específica. Sob esta
perspectiva, o autor associa a democracia a um processo de formação moral:

“Temos de ver que a democracia significa a crença de que deve
prevalecer a cultura humanística; devemos ser francos e claros em nosso
reconhecimento de que a proposição é uma proposição moral, como
qualquer idéia referente a dever ser... A democracia se expressa nas
atividades dos seres humanos e se mede pelas conseqüências
produzidas em suas vidas”. (Dewey, 1970 :212-213).


JOHN DEWEY

Trecho do texto "Democracia na Escola" de Ana Maria Klein disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5C%C3%89tica%20e%20cidadania%5CDemocracia%20na%20escola.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário