Portfólio da disciplina Educação Comunitária e para a Cidadania do módulo II - Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola do curso de especialização "Ética, Valores e Cidadania na Escola" da Universidade de São Paulo.

autor

Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

17- Transformações sociais, currículo e cultura



Trecho do filme "Entre os muros da escola". Sala de aula de uma escola no subúrbio parisiense com grande diversidade cultural, com alunos descendentes de imigrantes asiáticos, norte africanos etc.
Neste trecho fica evidente questões relacionadas ao currículo escolar.
A questão da norma "culta" e a coloquial/popular do francês. A questão do uso de determinada forma de linguagem pode levar a seguintes indagações: a que ou a quem serve o uso de determinadas formas de se falar ou se expressar?

A linguagem que o professor usa entre amigos não é a mesma que os alunos usam. Para os alunos é uma forma usada pela burguesia, ou ainda, de homossexuais.

Há ainda, em outro trecho do filme, o questionamento dos alunos a respeito do uso de nomes americanos para os exemplos utilizados na lousa. Quando a maioria dos alunos tem nomes de origem árabe ou africana não faz sentido usar Bill, John, Mack etc.
Fica evidente o choque cultural gerado em sala por conta da constituição multicultural dos alunos e a idéia de cultura como "campo de lutas para validação de significados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário