Portfólio da disciplina Educação Comunitária e para a Cidadania do módulo II - Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola do curso de especialização "Ética, Valores e Cidadania na Escola" da Universidade de São Paulo.

autor

Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

22- Lazer, juventude e esportes

NOVAS PRÁTICAS ESPORTIVAS E DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL

O Parkour como atividade esportiva nas grandes cidades

Uma modalidade de prática esportiva que surgiu nas grandes cidades europeias, particularmente na França, na década de 90 é o parkour. "Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano." Originário dos grandes centros urbanos o parkour tem como ideia principal "ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas."


O hip hop como manifestação cultural e de lazer

Nascido na década de 70 dos guetos de negros de Nova Iorque o hip hop se difundiu no Brasil a partir de São Paulo. Dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MC's, Doctor MC's, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.

Elementos do hip hop: DJ(Diskey Jockey), rap, Beat Box, MC's, Break Dance e o Grafite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário